RESÍDUOS

A IGUAÇU trabalha com o princípio dos 3Rs (Reduzir/Reutilizar/Reciclar), além do programa de coleta seletiva. Todos os colaboradores são permanentemente treinados para a execução das atividades de coleta, acondicionamento, transporte, armazenamento e disposição final.

Lama de Cal

Subproduto, com teor de umidade acentuado, rico em carbonato de cálcio e caracterizado como corretivo calcítico de ação rápida de solo. Com o acompanhamento de um engenheiro agrônomo, pode ser usado em terras ricas em magnésio e no preparo do solo para fruticultura, plantio de soja, feijão, forrageiras, milho – culturas da região – e principalmente de eucalipto. No Ministério da Agricultura está registrado como “Corretivo de acidez”. É um calcário e possui poder de neutralização que pode chegar a 97%.

Lodo da Estação de Tratamento de Efluente

Originário da decomposição biológica de resíduos líquidos industriais, sua principal característica é o abundante material orgânico. Seu diferencial é agir como agente estruturador e conservador da umidade no solo, com altos teores de nitrogênio e fósforo. O lodo contém (base seca) cerca de 50% de matéria orgânica, 16% de nitrogênio e 1,5% de fósforo, com pH em torno de 6,0. Além de excelente fertilizante orgânico para nutrição vegetal.

Cinza de Caldeira

Este resíduo é formado por meio da queima das caldeiras de geração de vapor. Usado em compostagens, como componente do substrato em viveiros de mudas, matéria-prima para a fabricação de carvão ativado, agente pozolânico do cimento, indústrias de pré-moldados e em recuperação de áreas degradadas.

Casca de Pinus

Formado com cerca de 35% de matéria orgânica, contém macro e micronutrientes. Utilizado como biomassa em caldeiras de geração de vapor, em compostagens e como componente de substrato para viveiros de mudas.